Saiba mais sobre o Curling; esporte desperta interesse dos brasileiros

Esporte criado na Escócia tornou-se assunto em nosso país

Por Adriano Lima

O Curling virou assunto entre alguns os brasileiros. Sua criação foi durante a Baixa Idade Média, que se estende do século XI ao século XIV. Porém, o sucesso em nosso país pode ser identificado durante os jogos olímpicos de inverno desde ano, realizado em Vancouver, Canadá. Os jogos tem como característica a disputa por medalhas em esportes que geralmente envolvem fatores do período de Inverno.

A forma de disputa do Curling provocou curiosidade aos que acompanharam a competição. Muitos jamais tinham ouvido falar no esporte e outros o assemelharam com a bocha, esporte praticado no Brasil. Para alguns a certeza é que as Olimpíadas não serão mais de quatro em quatro anos, e sim, de dois em dois – Os jogos de inverno são realizados dois anos depois das Olimpíadas de verão.

Equipamentos utilizados

A vassoura utilizada no esporte é alvo de perguntas por parte dos curiosos. Ela tem a função de reduzir o atrito entre o terreno e a pedra, com o que ela acelera e deixa de se curvar. Além dela nota-se o uso de calçados especiais utilizados por cada atleta e das pedras de granito que são lançadas com o objetivo de acumular pontos.

As regras

Uma equipe de Curling tem quatro membros. Um estrategista, um lançador e dois varredores. As funções não são fixas e há revezamento entre os membros dependendo da estratégia traçada. A pista mede 45,4 metros de comprimento por 4,75 de largura e é composta por círculos demarcados. Cada time pode lançar oito pedras por período de jogo.

A pontuação é dada no final de cada período e o critério a ser utilizado é de qual equipe deixou uma pedra mais perto do chamado "centro", que é a zona de maior pontuação. Depois disso, os árbitros contam quantas pedras dessa equipe estão na frente da melhor do time adversário. Isso determina quantos pontos a equipe ficará em determinado período.

A regra também diz que cada time tem 73 minutos para fazer suas jogadas. A equipe que tiver mais pontos no final de dez períodos se torna vencedora da partida. Em caso de empate, a disputa segue até um time vencer um período. O jogo também termina quando o número de pedras restantes para uma equipe jogar é menor do que a sua desvantagem no placar; a equipe é declarada derrotada nessa situação.

O Curling no Brasil

O esporte não é praticado no Brasil, mas a seleção brasileira de curling é formada por homens que praticam o esporte no Canadá. Não há uma seleção feminina. De acordo com o estudante Yuri Lobato, 18 anos e novo fã do esporte, a pratica no Brasil poderia dar certo mesmo sabendo das dificuldades que poderiam ocorrer.

"O esporte é popularmente disputado em países que se destacam nas Olimpíadas de Inverno, mas acho que se houvesse investimento, poderia ser praticado aqui no Brasil. O custo não me parece tão alto e patrocinadores poderiam se dispor a ajudar com a criação das pistas", afirmou Yuri.

Espaço nas redes de relacionamento

A onda do Curling pode ser vista também nas redes de relacionamento. No Twitter, o nome do esporte foi citado por muitos usuários brasileiros e alcançou o "Trending Topics" – ranking para as palavras mais postadas em determinado local.

O sucesso promete não parar por aí. No Orkut já é possível observar a idéia da criação de grupos para debater sobre o esporte e quem sabe futuramente levar o Brasil a conquista de uma medalha olímpica na modalidade.

Vídeos da competição de Curling, nas Olimpíadas de inverno de Vancouver, 2010:

Final Masculina

Final Feminina

Anúncios
Comments
2 Responses to “Saiba mais sobre o Curling; esporte desperta interesse dos brasileiros”
  1. André disse:

    O curling ´muito legal mesmo, aconpanhei pela tv as Olimpiadas de inverno e é sensacional

  2. Nossa! Já tinha visto algumas partidas desse esporte na tv – rapidamente – mas achava que era alguma versão estranha do Rockey – Uma versão modficada para programs malucos de televisão -. Exelente Post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: