Em 1987, o futebol brasileiro teve dois campeões brasileiros de primeira divisão: Flamengo e Sport.

Aos fãs do futebol brasileiro e aos torcedores do Sport que insistem em contestar o titulo do Flamengo em 1987, eis a explicação dada pelo jornalista Paulo Vinicius Coelho sobre o que foi a competição naquela época. Eurico Miranda teve papel fundamental no campeonato mais confuso do Brasil. E para não ter polemica , o melhor que a senhora CBF deveria fazer é proclamar os dois times legítimos campeões daquele Campeonato Brasileiro!

Explicação do jornalista Paulo Vinicius Coelho, da Espn Brasil

A história começa em 1986.

Até aquele ano, os campeonatos estaduais eram classificatórios para o Brasileiro. Os seis primeiros de São Paulo, os cinco primeiros do Rio, os dois melhores do Mineiro, do Gaúcho, do Pernambucano, os campeões estaduais de outros estados se classificavam.

Assim, entre 1980 e 1986, o Brasileirão teve 40 clubes na primeira divisão (Taça de Ouro, Copa Brasil) e quatro que se classificavam do torneio de acesso (Taça de Prata, Torneio Paralelo, nome oferecido em 1986).

Em 1986, a CBF prometeu mudar o sistema e criar, para 1987, a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro. Os 24 melhores de 1986 formariam a Série A do ano seguinte.

Terminado o campeonato, a CBF mudou de idéia. Primeiro, afirmou que não tinha condição financeira de promover o torneio. Foi quando os grandes se rebelaram e fizeram o movimento que criou o Clube Dos Treze. Os fundadores (Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Grêmio, Internacional, Atlético Mineiro, Cruzeiro e Bahia) anunciaram que disputariam um campeonato próprio, organizado por eles mesmos.

A CBF, então, se mobilizou e anunciou que faria o campeonato com 40 clubes. Os grandes fizeram uma composição com a CBF, mas criaram a Copa União, com a participação, também, de Santa Cruz, Goiás e Coritiba. A CBF criou o regulamento, que previa o cruzamento de campeão e vice do Módulo Verde (Copa União) com campeão e vice do Módulo amarelo (a suposta segunda divisão).

O Clube dos 13 dizia que não disputaria o cruzamento, a CBF dizia que haveria o cruzamento. Essa confusão se deu porque o representante do Clube dos 13 na CBF era Eurico Miranda. O Eurico aceitou o acordo com   a CBF, mas, quando informou a direção do Clube dos 13, este recusou veementemente. O campeonato começou com a CBF dizendo que haveria o cruzamento, o Clube dos 13 dizendo que não aceitava e que não disputaria.

Nesse ínterim, o Brasil inteiro assistiu à Copa União como o Campeonato Brasileiro, sem dar muita atenção ao que aconteceria no final do ano. A TV Globo transmitia para o Brasil inteiro, um jogo por rodada sorteado quinze minutos antes da partida começar, às 17h do domingo. Pernambuco também vivia assim, porque acompanhava o Santa Cruz no torneio.

E assim o Flamengo venceu o Brasileirão, a Copa União, em 13 de dezembro de 1987. No mesmo dia, o presidente do Flamengo, Márcio Braga, um dos líderes da criação do Clube dos Treze, reafirmou que não haveria cruzamento.

Enquanto isso, no mesmo dia, Guarani e Sport se classificaram para a decisão do Módulo Amarelo, decidido nos pênaltis. O empate persistiu tanto que ao chegar aos 11 x 11, nas cobranças de pênalti, os dois presidentes decidiram que o torneio terminaria empatado. Sport e Guarani foram proclamados campeões empatados do Módulo Amarelo pela CBF. Tinham a perspectiva de disputar o cruzamento com Inter e Flamengo.

No início de 1988, a CBF fez a tabela. Sport e Guarani entravam em campo nas partidas marcadas contra Inter e Flamengo. Sem adversário, eram proclamados vencedores por W.O. Na decisão do “Campeonato Brasileiro”, o Sport enfrentou o Guarani, empatou o jogo de ida por 1 x 1, em Campinas, venceu no Recife por 1 x 0, gol do zagueiro Marco Antônio. A CBF proclamou o Sport campeão brasileiro de 1987.

Agora vai minha opinião( OPINIÃO DE PAULO VINICIUS COELHO):

Flamengo campeão legítimo de 1987, porque o Brasil inteiro acompanhou a Copa União como o Campeonato Brasileiro.

O Sport não pode ser descartado, porque é oficial.

E eu preciso contar a história inteira. Por isso, embora eu julgue o Flamengo o campeão legítimo, quando me perguntam, digo: Flamengo e Sport são campeões de 1987. É o único jeito de alimentar a curiosidade e contar a história inteira, como todo mundo merece saber.

Explicação do jornalista Juca Kfouri, da Folha de São Paulo e canais ESPN

Agora resta saber nesta temporada de 2010, se o Flamengo ou o São Paulo irá conquistar o hepta nacional e se o Sport voltará a ser um time de primeira divisão!

Anúncios
Comments
5 Responses to “Em 1987, o futebol brasileiro teve dois campeões brasileiros de primeira divisão: Flamengo e Sport.”
  1. doni disse:

    O verdadeiro campeão foi o sport!

  2. doni disse:

    1973,um erro nas contagens de pênaltes o título paulista
    foi dividido entre santos e portuguesa,de forma diferente
    o brasileiro de 87 tbm foi!!!!
    sendo que o sport disputou o brasileiro e o fla copa união.
    por isso que eu digo que o campeão brasileiro foi o sport!!!

  3. Ulysses disse:

    Deixe ver se entendi senhor Paulo, você quer dizer que, vamos supor, eu organizo um campeonato que coincide com um outro oficial, porém consigo a preferência e a graça do público, isso qualifica o meu campeonato como aquele que definirá qual o verdadeiro campeão, mesmo que eu desista de jogar uma possível final com o campeonato oficial???
    Não vai me dizer que o senhor é torcedor do Flamengo…

  4. inaldo disse:

    É impressionante o que vejo de asneira.
    Apergunta é?
    1- quais foram os clubes que disputaram a libertadores;
    2- o guarani foi o vice campeão de 1986(como ele em 87 poderia ser 2ª divisão)
    3- se você observar a classificação de 1986, a pontuação do vasco não seria suficiente para estar entre os principais clubes do brasil.
    4- quem organiza o futebol brasileiro é a CBF e não o club dos 13.
    5- esse argumento de que a rede globo transmitiu para todo brasil os jogos do club dos 13 e por isso o campeão é o flamengo, isso é uma grande piada, a rede globo vive transmitindo os jogos do campeonato carioca para todo o brasil e desmoraliza os campeonato dos outros estados. Então os clubes do rio também são campeões dos outros estados.
    6- não existe dois campeões e sim um. SPORT…..
    7- essa imprensa fala tanto em democracia e age como ditador.(isso é uma democracia capitalista)

  5. luiz de lima disse:

    Quem venceu o módulo verde(primeira divisão) em 1987,foi o flamengo o sport venceu o modulo amarelo(segunda divisão).Haviam na época quatro módulos,os dois citados o azul e o branco terceira e quarta divisões.a CBF mudou o regulamento com o campeonato em andamento e o flamengo não concordou tanto que,não assinou em baixo e o próprio internacional quando perdeu o jogo final no maracanã reconheceu que o campeonato havia acabado.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: