Torcida organizada no Brasil é mais de paz ou de pista?

Como é bonito ver a mobilização das grandes massas aos domingos com suas bandeiras, faixas rumo aos estádios desse Brasil para apoiar seu time do coração. Todos com trajados com suas respectivas camisas e empolgado cantando suas musicas de incentivo ao clube do coração e algumas contendo claras “apologias” a violência.

E nesse ponto que gostaria tocar, a torcida organizada até que ponto pode ser generalizada como de pista ou de paz?

A torcida organizada antes de tudo nasce como uma ideologia de valorizar a paixão do torcedor pelo seu clube e por série de fatores acaba se desvirtuando do famoso “ torcer “ de forma limpa nas arquibancadas.

Antes de qualquer generalização sobre os torcedores que estão inseridos nela, a opinião publica deveria refletir os esforços que os mesmos acabam por fazer para proporcionar ao jogo um belo espetáculo vindo da torcida. Ninguém sabe o dia a dia de uma torcida pra saber os reais perrengues e as verdadeiras histórias de cada uma…

Tem violência entre elas? Alianças? Claro que sim. A rivalidade é natural que culmine nesse tipo de ato que sou totalmente contrário e só lamento pelo fã do futebol que só comparece ao estádio pra torcer.

O verdadeiro movimento popular quando é planejado, respeitado e quando esquecemos vaidades pessoas e abraçamos somente o nosso time que escolhemos pra torcer, isso se torna uma festa imensurável, dias que ficam marcados na minha vida como torcedor e de qualquer outro.

Pois bem se você é torcedor da Galoloucura, Mancha Verde, Gaviões da Fiel, Young Flu, Fúria, Força Jovem, Torcida Jovem do Flamengo, Raça Rubro-Negra, Urubuzada, Fla-Manguaça, procurem respeitar o gosto do outro torcedor, se ele não escolheu outra organizada do seu clube para vestir a camisa e apoiar na arquibancada.

Saiba respeitar essa escolha, isso não faz dele melhor ou pior do que os componentes de sua organizada. Isso é ter oportunidade de escolha, vivemos num pais que se diz democrático, as organizadas estão muito a baixo da tradição dos nossos clubes, não podemos colocar ela a frente das histórias das conquistas de nossos times que se consagraram  e são campeões nos gramados.

As organizadas quando esquecem suas vaidades que existem em todo clube de futebol e se conscientizarem que apesar dos seus respectivos nomes e cantos, quando somente uma única voz ecoar da arquibancada e esse som for nítido, o time que terá ela como aliado será mais grandioso, pois além de ter suar em campo ainda mais terá a certeza, que tem milhares de guerreiros que os apóiam nas arquibancadas pelas canções ecoadas por vocês.

Não deixem a violência estragar a trajetória que vocês construíram, os clubes tem sua grandeza maior e sem dimensões mas vocês ilustram boa parte dessas com seu empenho, disposição e paixão de torcedor. Não valorize a violência no ato de torcer, cultive o torcer pelo bem do esporte e pelo jogo limpo.

Anúncios
Comments
2 Responses to “Torcida organizada no Brasil é mais de paz ou de pista?”
  1. Yves Costa disse:

    Nunca a torcida do Flamengo esteve tão desunida. É o reflexo da administração vergonhosa que vem fazendo de tudo pra acabar com o clube. Trezentas organizadas, músicas novas a cada dia. O Flamengo passou a ser apenas um detalhe, torcer pro Flamengo um mero acaso. Parabéns aos grandes politiqueiros do Flamengo, vocês conseguiram estender sua asa de podridão até mesmo ao maior patrimônio
    do clube, a sua torcida!

  2. kennedy disse:

    como tocar na torcida organizada do sao paulo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: